differences between xbrl and ixbrl

XBRL e iXBRL: DIFERENÇAS

Desde 2009 que o XBRL (eXtensible Business Reporting Language) tem sido o formato standard para a linguagem dos relatórios de informações de negócios. Esta tecnologia permite uma organização claramente definida e mais credível da informação, uma vez que os dados são divididos em tags, semelhante a um ficheiro XML. Isto é válido para os computadores, sendo que para o registo dos dados é necessário um interpretador, já que a estrutura do ficheiro pode ser confusa para os utilizadores.

De modo a facilitar a leitura dos dados pelos utilizadores, surge o formato iXBRL (inline XBRL). Esta tecnologia, que as reguladoras têm vindo a implementar desde 2018, permite ao utilizador tirar partido da linguagem HTML e uni-la ao XBRL tradicional, tornando o ficheiro final facilmente legível tanto para o utilizador como para a máquina.

Estas diferenças trazem vantagens substanciais para o funcionamento das empresas, principalmente a nível financeiro. A principal é a redução do custo e tempo, tanto para o preenchimento como para a revisão dos ficheiros, uma vez que agora o XBRL e o HTML se encontram unidos num único ficheiro.

Outra grande diferença será na necessidade de utilização do dito interpretador, no caso do XBRL (um XBRL Viewer). Já no caso do iXBRL, os ficheiros podem ser renderizados facilmente num browser ou diretamente numa impressora.

O iXBRL é usado por milhões de empresas em todo o mundo para preparar demonstrações financeiras num formato que forneça os dados estruturados como os reguladores e analistas exigem. Simultaneamente, permite que quem prepara o documento mantenha controlo total sobre o layout e a apresentação dos seus relatórios.