O que é o Formato Eletrónico Único Europeu (ESEF)?
O Formato Eletrónico Único Europeu – European Single Electronic Format (ESEF) – é o mais recente modelo digital que deve ser utilizado para reportar informação financeira pelos emissores com valores mobiliários que podem ser negociados no mercado bolsista.
A nova exigência da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2022, surge com o objetivo de facilitar a comunicação de informações, acessibilidade, análise e comparabilidade dos relatórios financeiros anuais das organizações.
Assim, para entrar em conformidade com a Diretiva 2013/50/EU e com o ESEF, é vital que as organização adotem uma solução tecnológica que permita a geração de documentos em formato XHTML, utilizando também marcadores embutidos em formato iXBRL, com origem em documentos em formato Word, Excel e Portable Document Format (PDF).
Pode encontrar toda a informação oficial sobre o Regulamento aqui.
O desafio do Compliance
Num ambiente de constante alteração legislativa, que, por norma, vem no seguimento da evolução da tecnologia e na forma como os utilizadores e o tecido empresarial a utilizam, a sua organização está sujeita a ter de aumentar significativamente os investimentos anuais em ações de compliance.
Caso não garanta que a operação está em conformidade com a lei, não só está sujeito a arriscar a boa reputação da sua organização, como também poderá ser alvo de coimas elevadas. Nesse sentido e com uma visão a longo-prazo, deverá apostar numa solução ágil que facilite o processo, anule a necessidade de contratar recursos humanos especializados e que tenha uma base tecnológica que permita a integração de módulos adicionais para futuras ações de compliance.