O que é o Formato Eletrónico Único Europeu (ESEF)?

O Formato Eletrónico Único Europeu – European Single Electronic Format (ESEF) – é o mais recente modelo digital que deve ser utilizado para reportar informação financeira pelos emissores com valores mobiliários que podem ser negociados no mercado bolsista.

A nova exigência da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2022, surge com o objetivo de facilitar a comunicação de informações, acessibilidade, análise e comparabilidade dos relatórios financeiros anuais das organizações.

Assim, para entrar em conformidade com a Diretiva 2013/50/EU e com o ESEF, é vital que as organização adotem uma solução tecnológica que permita a geração de documentos em formato XHTML, utilizando também marcadores embutidos em formato iXBRL, com origem em documentos em formato Word, Excel e Portable Document Format (PDF).
Pode encontrar toda a informação oficial sobre o Regulamento aqui.

O desafio do Compliance

Num ambiente de constante alteração legislativa, que, por norma, vem no seguimento da evolução da tecnologia e na forma como os utilizadores e o tecido empresarial a utilizam, a sua organização está sujeita a ter de aumentar significativamente os investimentos anuais em ações de compliance.

Caso não garanta que a operação está em conformidade com a lei, não só está sujeito a arriscar a boa reputação da sua organização, como também poderá ser alvo de coimas elevadas. Nesse sentido e com uma visão a longo-prazo, deverá apostar numa solução ágil que facilite o processo, anule a necessidade de contratar recursos humanos especializados e que tenha uma base tecnológica que permita a integração de módulos adicionais para futuras ações de compliance.

Um software ajustado à sua operação

Tendo em consideração a complexidade das obrigações de report e o volume de dados a reportar, é essencial automatizar ao máximo o processo de execução, de forma a que o foco seja transferido para a elaboração do relatório ao mesmo tempo que se diminui substancialmente o erro humano na introdução e tratamento dos dados e o processo de validação dos reportes a submeter.

A solução da Quidgest é baseada na estrutura que a Autoridade Bancária Europeia (EBA) definiu para os relatórios Common Reporting (COREP) e de Financial Reporting (FINREP). Desta forma, a ferramenta permite encaixar todos os relatórios que, por lei, devem ser entregues à CMVM, Banco de Portugal e Autoridade Tributária.

A nova estrutura proposta pela ESMA, que se baseia nos mesmos princípios da EBA, faz parte desta solução e permite que os relatórios sejam gerados com base nesta configuração. Os dados finais para a elaboração do relatório podem ser diretamente importados a partir de ficheiros Excel, Word ou PDF.

Integração ágil com o seu sistema

Devido à sua natureza ajustável aos sistemas já em utilização – e em oposição à maioria das ferramentas propostas no mercado –, a sua empresa pode contar com a integração ágil da solução proposta pela Quidgest.

Apoiamos os seus colaboradores a tirarem o máximo partido da solução

A solução que lhe propomos é simples e intuitiva de utilizar, mas queremos garantir que a sua organização a utiliza no seu máximo potencial. Nesse sentido, apoiamos os seus colaboradores que estarão de alguma forma ligados à administração e à utilização do sistema com uma formação lecionada pelos nossos especialistas.

SOLUÇÕES RELACIONADAS

BRR

Reportes Regulatórios

Knowledgebase

De modo a facilitar a leitura dos dados pelos utilizadores, surge o formato iXBRL (inline XBRL). Esta tecnologia, que as reguladoras têm vindo a implementar desde 2018, permite ao utilizador tirar partido da linguagem HTML e uni-la ao XBRL tradicional (…)

Cofinanciado por:

© 2023 Copyright – Quidgest