BACKGROUND – ANACREDIT
Desde 2014 que o Banco Central Europeu (BCE) tem desenvolvido um conjunto de medidas de supervisão, dentro do Eurosistema e do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – introduzindo o Mecanismo Único de Supervisão -, com o objetivo de recolher informação relativamente a dados de crédito granular.
Com base no Regulamento (CE) nº2533/98 do Conselho, de 23 de novembro de 1988, o BCE iniciou, em 2011, um novo projeto para recolher detalhadamente todos os dados referentes a empréstimos bancários na área do Euro. Este novo projeto, AnaCredit (Analytical Credit Datasets), tal como o nome indica, pretende agregar o conjunto de dados analíticos relativos ao crédito a nível individual.
Em 2015, o primeiro draft da nova regulamentação fornecia o âmbito, os requisitos estatísticos e as obrigações de divulgação, entre outros, da AnaCredit. Com um calendário apertado, sendo necessário divulgar informação ao nível mensal, quadrimestral ou, em alguns casos, unicamente, a AnaCredit pode tornar-se um grande desafio à necessidade de compliance por parte das instituições de crédito e instituições financeiras dos Estados-membros.