AML – Anti Money Laundering

1.6 biliões de dólares

Segundo um estudo recente da Organização das Nações Unidas, o branqueamento de capitais anual corresponde a cerca de 1.6 biliões de dólares, o equivalente a 2.7% do produto interno bruto global.

Juntar inovação contínua aos processos de compliance

Num ambiente de constante inovação nos mecanismos de fraude e dos custos significativos com compliance, a solução de Anti-Money Laundering (AML) da Quidgest foca os seus esforços no cumprimento das obrigações, bem como no respetivo apoio à continua evolução das alterações legislativas.

Escolha a solução da Quidgest: diminua os custos operacionais, o risco reputacional e a hipótese de ser alvo de coimas elevadas por incumprimento.

O Peso dos falsos positivos

As soluções de AML vão muito além da necessidade de ir ao encontro das obrigações legais. Estas ferramentas são fundamentais para garantir que o terrorismo não é financiado e que não há evasões aos impostos, que são fundamentais para garantir a saúde financeira das sociedades e apoiar as camadas da população mais desprotegidas.

As instituições que – por desconhecimento ou por falta de soluções – falharem no cumprimento às suas obrigações não só estarão a apoiar a fraude, que dificulta a missão de tornar as sociedades mais justas e inclusivas, como poderão ser intermediários entre financiadores e perigosos grupos terroristas.

Além disso, caso os crimes de branqueamento de capitais sejam noticiados, as instituições que os tornam possíveis, ainda que passivamente, correm o risco de sofrer elevadas perdas reputacionais que, por norma, se traduzem na diminuição substancial do valor das ações em bolsa e na perda de novos clientes.

Para entrarem em conformidade com a legislação, as instituições que são obrigadas por lei a ter sistemas de AML sabem que o peso financeiro dos ajustes não surge apenas da aquisição de tecnologia que apoie a sinalização. Em cima disto, surge a necessidade de ter recursos humanos alocados a avaliar os casos suspeitos – do universo de sinalizações feitas por sistemas de AML, cerca de nove em cada dez casos são falsos positivos.

AML false positives

Este fator representa um fardo na Gestão, que tem de ter uma equipa considerável para fazer face a esta necessidade.

A SOLUÇÃO DA QUIDGEST: menor carga de trabalho e compliance a custos reduzidos

A solução da Quidgest propõe três avanços ao modus operandi tradicional das instituições:

  • DIMINUIÇÃO DE FALSOS POSITIVOS

    Dimuinuição de falsos positivos através de machine learning, que diminui substancialmente a carga de trabalho e, consequentemente, os recursos necessários para avaliar os casos sinalizados.

  • REDUÇÃO DE CUSTOS

    Redução dos custos com iniciativas para entrar em conformidade com as leis publicadas devido à natureza ágil das plataformas desenvolvidas pela Quidgest, cuja forma inovadora de desenvolver software transforma as mudanças – sejam elas reduzidas ou consideráveis – em processos eficientes. Acrescente-se, ainda, a eficiência da criação de novas soluções.

  • INTEGRAÇÃO

    Integração simples com os sistemas existentes.

Seja no mercado financeiro ou no ambiente regulatório, compreendemos os desafios de quem trabalha neste setor e estamos prontos a ajudar as organizações a distanciarem-se da concorrência. Torne os processos regulatórios mais rápidos e reduza os recursos alocados a esta vertente de negócio com o AML da Quidgest.

Workflow da solução

anti money laundering workflow

VANTAGENS DA AML DA QUIDGEST

  • Interface intuitivo

  • Simplificação e normalização dos procedimentos de AML

  • Diminuição dos custos operacionais resultante da otimização de procedimentos

  • Redução significativa dos falsos positivos

  • Precisão na identificação das situações potencialmente suspeitas

  • Eliminação da subjetividade na avaliação

  • Apoio na calibração das políticas internas

  • Facilitação de auditorias

  • Fornecimento de evidências necessárias

  • Flexibilidade no processo de ETL

SOLUÇÕES RELACIONADAS

QScoring

Knowledgebase

COREP/FINREP

Com a uniformização da regulamentação surgiu a necessidade de se implementar também relatórios com requisitos e definições uniformes, através das guidelines de Common Reporting (COREP) (…)

ACORDO DE BASILEIA III

A crise financeira internacional tornou evidentes as fragilidades do sistema regulador dos mercados financeiros e demostrou as ineficiências nos procedimentos de gestão dos riscos no sector financeiro.(…)

Cofinanciado por:

© 2023 Copyright – Quidgest